Morre aos 63 anos, Rogrio Tefilo prefeito de Arapiraca.

Gestor estava internado no Hospital Arthur Ramos, em Macei, desde a madrugada desta sexta-feira.

Por Ranjelio 07/08/2020 - 23:20 hs
Foto: Arquivo Pessoal

Faleceu na noite desta sexta-feira, 07, o prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo,63 anos, que estava internado desde a madrugada no Hospital Arthur Ramos, em Maceió.

A morte do gestor foi divulgada há pouco pelo filho de Rogério, Moacir Teófilo, nas redes sociais. Rogério Teófilo sofria de um câncer no pâncreas e fazia tratamento médico frequentemente, mas a internação do prefeito ocorreu após ele apresentar um quadro de síndrome gripal, com suspeita de infecção pelo coronavírus. "Os exames sorológicos afastaram a suspeita, entretanto, com base nos exames de imagem e no quadro clínico, os médicos não excluíram o diagnóstico de Covid-19.".
Ainda na tarde desta sexta-feira a família emitiu uma nota sobre a internação do prefeito e explicando que ele precisaria ficar afastado por 15 dias.
Nas redes sociais, Moacir Teófilo, filho de Rogério, se despediu do pai e falou sobre a amizade que os dois possuíam.

Veja a publicação:

E na noite de hoje meu guerreiro descansou. Um dos dias mais difíceis que já vivi, mas com um sentimento de gratidão. Gratidão pelo exemplo de homem, de pai, marido e amigo. Aprendi com ele sobre os princípios mais importantes da minha vida. Quantas vezes ele puxava minha orelha e me mostrava o caminho correto. Quantas vezes ele me chamava para conversar. Quantas vezes me ligava seis da manhã para falar de seus planos e sonhos. Nos últimos anos tive a oportunidade de trabalhar ao lado dele e ver tudo que desde pequeno eu pensava como maior orgulho: “ali é meu pai”. Hoje meu coração esta leve pois ele descansou mas aqui ele sempre viverá. Cuida da gente ao lado da nossa voinha Thereza, Meu querido, Meu velho, Meu grande amigo!

A saúde do prefeito Rogério Teófilo foi motivo de preocupação desde o ano passado, quando ele revelou publicamente ter passado por uma cirurgia para desobstruir o canal que liga o fígado ao pâncreas. O problema de saúde fez com que o prefeito mantivesse a rotina de tratamento médico, passando dias sem comparecer à prefeitura, mas sem pedir afastamento das funções. Em dezembro, ele anunciou que estava completamente curado e havia encerrado o tratamento.

Professor, administrador e político, Rogério Teófilo contribui para o bem de Alagoas, e principalmente sua terra natal, Arapiraca. Rogério levou a Universidade Federal de Alagoas para o interior, em um projeto de sua autoria como Deputado Federal.

Conheça um pouco de sua história

Rogério Auto Teófilo, nasceu em 27 de abril de 1957, em Maceió, capital de Alagoas. Professor, advogado, administrador de empresas. Filho de José Moacir Teófilo e Thereza Auto Teófilo, casado há 35 anos com a médica Lúcia Rafaelle Cajueiro Teófilo é pai de três filhos, Moacir, Rogério e Rafaelle, e avô da netinha Martina.

Teófilo teve com base familiar a educação, um vez que seu pai é referência como o educador que dedicou toda a sua vida para promover o desenvolvimento deste setor em Arapiraca. O professor Moacir fundou em 1950 o então denominado Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho, depois chamado Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, onde foi diretor desde sua fundação. O Colégio encerrou as atividades em 2019.

Em 1977 ingressou no Instituto de Psicologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), mas não concluiu o curso. Formou-se em administração em 1981, mesmo ano em que foi admitido como estagiário na Companhia de Desenvolvimento de Alagoas (Codeal), onde permaneceria até 1991. De 1982 a 1983 foi também professor do Colégio Cenecista Padre Brandão Lima, em Maceió. Em 1983 formou-se em direito na Universidade Federal de Alagoas e foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na seção de Arapiraca. Companheiro histórico de Ceci Cunha, Rogério iniciou sua vida pública como Secretário Municipal de Administração em 1984, quando assumiu a Secretaria de Administração de Arapiraca na gestão de Severino Leão.

Teófilo também foi diretor administrativo do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, e professor da Fundação Universidade do Estado de Alagoas (Funesa), entre os anos de 1984 e 1991. Em 1991, foi eleito pela primeira vez deputado estadual de Alagoas pelo PFL. Foi reeleito para o cargo duas vezes, em 1994 e 1998. Ocupou o cargo de secretário estadual de Educação e Desporto entre 1996 e 1998, nas gestões de Divaldo Suruagy e Manuel Gomes de Barros. Em 1999 se tornou a vice-presidência do PFL regional, até 2001. Foi eleito para deputado federal, em 2020 com 64.899 votos. Eleito, assumiu o mandato em fevereiro de 2003 e nesse mesmo filiou-se ao Partido Popular Socialista (PPS). Durante a legislatura exerceu a vice-liderança do partido na Câmara dos Deputados em diversas ocasiões, e foi membro titular das comissões de Educação, Cultura e Desporto; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público. Participou ainda das comissões especiais sobre o Processo Eleitoral de 2006; sobre Desenvolvimento do Ensino Fundamental; do Fundeb; do Programa Universidade para Todos; do Plano Nacional de Juventude; da Reforma Universitária; e também da comissão externa sobre as enchentes no Nordeste. Posicionou-se contrariamente à reforma da Previdência e relatou a proposta de pagamento prioritário aos aposentados com doenças crônicas. Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 2007, no fim da legislatura.

Na educação como deputado estadual, atuou no fortalecimento da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Como deputado federal, apresentou o projeto que resultou na interiorização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que hoje tem no interior os campi Arapiraca e Sertão.

Foi eleito vice-prefeito de Arapiraca na chapa encabeçada por Luciano Barbosa nas eleições de 2008. Em 2009, foi empossado secretário da Educação e do Esporte de Alagoas, na gestão de Teotônio Vilela Filho. Em 2011, migrou para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e foi empossado como secretário de Articulação Política do Estado de Alagoas, na gestão do governador Teotônio Vilela Filho.

Em 2012, pelo Partido da Social Democracia Brasileira, concorreu a prefeitura de Arapiraca onde conquistou 40.363 votos, porém foi derrotado para Célia Rocha (PTB). Em 2016, concorreu novamente ao cargo, onde venceu Ricardo Nezinho (PMDB) por uma diferença de apenas 259 votos.

Torcedor fiel do ASA de Arapiraca, não perdia um jogo, onde fazia questão de assistir em pé, num lugar cativo no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, o Fumeiro.

Católico, devoto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Arapiraca, Rogério deixa um legado politico e de educador, que contribuiu para o crescimento e evolução de Alagoas.