Mesmo com a pandemia, Equatorial Alagoas informa reajuste de 10% a partir de hoje.

As novas tarifas entraro em vigor somente a partir do dia 1/7/2020.

Por Ranjelio 01/07/2020 - 21:21 hs
Foto: Ilustração

Mesmo diante do cenário de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Equatorial Alagoas informou que a conta de energia terá um reajuste médio de quase 10% para 1,1 milhão de unidades consumidoras do Estado. O reajuste acontece a partir desta quarta-feira (1).

O aumento é decorrente de "Revisão Tarifária Extraordinária (RTE)", autorizada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica a pedido da distribuidora Equatorial. A pedido da empresa, que recorreu a uma "prerrogativa concedida às concessionárias que foram submetidas ao processo de desestatização", a Aneel autorizou o aumento, que é muito superior a inflação ainda no dia 28 de abril passado.
A aplicação do reajuste, no entanto foi suspenso até o dia 30 de junho. "As novas tarifas entrarão em vigor somente a partir do dia 1º/7/2020 em virtude do atual cenário de pandemia da Covid-19, e, conforme solicitação da empresa", disse a Aneel. 

Em nota a assessoria de imprensa da Equatorial Alagoas, que já havia pedido a prorrogação dos novos valores em função da pandemia, confirmou que a empresa vai implantar o reajuste tarifário autorizado pela Aneel a partir desta quarta-feira.
“Nota de esclarecimento: Revisão Tarifária Extraordinária
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluiu o processo de Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) para Alagoas, no dia 28 de abril de 2020, no qual reavaliou o equilíbrio financeiro e econômico da concessão, de forma a reconhecer os avanços na infraestrutura disponíveis para a prestação do serviço.
A RTE é um dispositivo que já estava previsto no leilão da desestatização e no novo contrato de concessão, assinado em 2019. Em Alagoas, a última revisão periódica ocorreu em 2013, e a seguinte estava prevista para 2017, mas não aconteceu, pois, o contrato de concessão anterior, que previa revisões a cada quatro anos, venceu em 2016, e não foi prorrogado pela Eletrobras.
A nova tarifa estava prevista para entrar em vigor em 03 de maio, entretanto, devido ao cenário da pandemia, a Aneel postergou a aplicação do reajuste para 01 de julho. O efeito médio previsto para os consumidores, em função dessa revisão tarifária, é de 9,85%. A RTE substitui o reajuste tarifário anual para os alagoanos, e com isso não haverá outra correção de tarifa em 2020.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas”