Falar e a melhor solução!

Por Bastidores 03/09/2017 - 20:38 hs

No dia 10 de Setembro acontece o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Porém durante todo o mês acontece o Setembro Amarelo. Que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no Brasil, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

É perceptível que nos dias de hoje as pessoas acreditem que elas só serão importantes se compartilharem em suas redes sociais a imagem de como são felizes e realizados. A saída com um grupo de amigo deixou de ser motivo de confraternização e interação e tornou-se um momento comum onde o objetivo principal passa a ser compartilhar com todos o quanto sou legal e estou rodeado de pessoas bonitas e alegres.

Postamos no Instagram e Facebook nossas fotos nas festas, eventos, com os amigos, dos nossos bichinhos lindos, nossas viagens e altas aventuras. Como se a vida se resumisse somente a isso. É triste e lamentável, mas estamos em um tempo onde tudo isso tem se tornado natural. Afinal, pessoas são pagas — digam-se de passagem, bem pagas — para fazerem isso. E então, sentimos a necessidade de nos encaixar nessa rotina.

Acredito que o maior problema não consiste somente em viver de imagem, mas o de não saber lidar com os altos e baixos que vida nos traz. E quando precisamos desabafar, parar um pouco e conversar a respeito do que tem nos acontecido, — pois até a nossa própria cabeça parece nos sabotar — ao olharmos as fotos percebemos o quanto estamos sozinhos, mesmo em meio a uma multidão de pessoas, eventos e festas. O quanto aquelas pessoas, as quais chamamos de amigos, não nos conhece e acabam não identificando o nosso problema.

Vivemos em um mundo de amizades líquidas e efêmeras. Pare para observar por um minuto as fotos do seu aniversário passado. Todas as pessoas que estavam comemorando com você ainda fazem parte da sua vida? Amizades líquidas não suportam tempestades, pois elas escorrem pelas mãos.

E todo esse discurso sobre amizade e uma vida baseada em imagens nas redes sociais é somente por que as pessoas que cometem ou tentam cometer suicídio o fazem porque estão desesperadas, numa tentativa de se livrarem de uma situação de extrema aflição, para a qual acham que não há solução. Muitos relatam que se sentem sozinhos mesmo rodeados de pessoas. Relatam ainda que não há ninguém capaz de entendê-los e com isso vêm os julgamentos. Eles se sentem um fardo e por isso pensam que a única solução para acabar com as pressões é a morte.

Jovens entre 15 e 24 anos são os que se destacam como grupo de risco. Mas felizmente, segundo estudos é possível prevenir 90% dos casos de suicídio. E tudo isso se prestamos mais atenção nas pessoas que estão a nossa volta. Pois a principal forma de prevenção é falar a respeito. Como eles irão falar se não sentirem-se a vontade?

Portanto se você sente vontade de cometer suicídio e não encontra ninguém para desabafar, saiba que várias pessoas, se propoem a ajudar de forma voluntária e podem ajudar nesse momento de fragilidade!

Então não perca mais tempo: FALE! Falar é a melhor solução!