Você sabia que Gay não pode doar sangue no Brasil?!

Por Bastidores 31/03/2017 - 16:18 hs

Pessoal, em razão do acidente envolvendo os estudantes das cidades de Junqueiro e Teotônio Vilela, venho acompanhando a solidariedade de muitos amigos LGBT na divulgação da linda campanha para doação de sangue.

O que é lamentável é que no Brasil, homens gays não possa doar sangue e ajudar tantas vítimas que precisam apenas de um gesto de solidariedade.

Segundo a Resolução nº. 153, de 14.06.2004 da ANVISA, órgão que controla a coleta de sangue no Brasil os doadores devem ser questionados sobre situações que o levem ao grupo de risco (ser gay, usar drogas, ser prostituta ou ter doenças homofóbicas) e caso apresentem tais comportamentos serão impedidos de doar. Nem mesmo para sua mãe, seu pai, seus irmãos ou qualquer parente que precise de sangue, pela legislação é melhor que eles morram, mas, seu sangue não serve.

O homem que tiver relações homossexuais, mesmo com preservativo, nos últimos 12 meses também são considerados inaptos. Ou seja, qualquer pessoa homossexual que leve uma vida sexual ativa, mesmo com um único parceiro e não tenha nenhuma doença, é impedida de doar sangue por sua relação ser considerada promíscua.

 

 

texto: Dino Alves